Ensino Fundamental I e II

Colégio Semeando

Ensino Fundamental I

O ser humano tem três capacidades mentais:
O conhecimento – a capacidade para juntar informações
O entendimento – a capacidade para organizar as informações em ordem lógica
A sabedoria – a capacidade para aplicar as informações e o ordenamento lógico.

Todas já estão em desenvolvimento na criança desde antes de seu nascimento, e continuamente ela aprende fatos (conhecimento), conta fatos para outras pessoas (entendimento ou ordenação lógica) e usa os fatos e as narrativas de modo prático (sabedoria).

O período do Ensino Fundamental 1 equivale ao primeiro nível, a que chamamos de nível do Conhecimento ou etapa da Gramática.

Nos primeiros anos da criança, enquanto as três capacidades se desenvolvem, a capacidade de conhecer passa pelo maior crescimento. Aproximadamente aos 6 anos de idade já encontra-se pronto 90% do desenvolvimento físico do cérebro. Sendo assim, a partir do 1º ano do Ensino Fundamental a criança já está preparada para receber uma quantidade maior de informações. As brincadeiras cedem lugar ao trabalho (tarefas escolares) e à leitura. Esta fase também abriga os primeiros momentos que ficam com detalhes na memória da criança, por isso a importância de reforçar bons hábitos como alimentação saudável, higiene, hora de estudos, leitura.

Por volta dos 9 ou 10 anos, as partes do desenvolvimento alcançam o estado de maturidade em que a capacidade de conhecer avança muito em direção ao período intenso em que a capacidade e habilidade para os estudos acadêmicos formais relacionados ao Conhecimento são as mais proveitosas.

Neste nível ensinamos o aluno a habilidade de compreender, ou receber as informações de modo preciso, para ele juntar os fatos. O conhecimento é partilhado por meio de narrativas e demonstrações, passando pelos sentidos, onde também desenvolvemos um vocabulário de fatos e regras. O maior objetivo é desenvolver a competência nas ferramentas de pesquisa: leitura, audição, escrita, observação e mensuração.

Na Educação por Princípios aplicada ao Ensino Fundamental, consideramos o padrão tríplice da mente para o aprendizado: Reflexão, Criatividade e Aplicação. A Reflexão leva em conta que não existe aprendizado que não envolva pensamento. Assim, não entregamos ao aluno conclusões prontas; o alvo é expandir sua mente. O raciocínio, a inferência lógica, a conclusão e organização dos fatos na mente faz do aprendizado uma experiência alegre e desafiadora. A Criatividade expressa a renovação da mente a partir do que se investigou, refletiu e ponderou, e é sempre dirigida para produzir soluções. Finalmente, a Aplicação visa colocar em prática o que a mente aprendeu, fechando-se um ciclo e amadurecendo-se para outros ciclos de aprendizagem, e assim expandindo cada vez mais a capacidade de aprender.

Conhecida a estrutura de funcionamento da mente, aplicamos então o método de ensino da Educação por Princípios (metodologia): pesquisar, raciocinar, relacionar e registrar, cumprindo todos os conteúdos propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, sempre pautados na verdade dos princípios cristãos.

IDADE: DE 6 A 10 ANOS – NÍVEIS: FUNDAMENTAL I – 1º AO 5º ANO

Colégio Semeando

Ensino Fundamental II

O desenvolvimento intelectual da criança nos anos que se seguem ao Fundamental 1 (ou etapa do Conhecimento ou da Gramática), começa a delinear o próximo nível de desenvolvimento: o nível do Entendimento ou etapa da Lógica, a que chamamos Ensino Fundamental 2.

Nesta fase, o período intenso de conhecimento do Ensino Fundamental 1 começa a diminuir de intensidade, sem contudo parar de crescer e se desenvolver, mas destaca-se em primeira posição no desenvolvimento cognitivo a capacidade de entender.

Nesta fase, com uma ampla base de conhecimento já estabelecida e com as partes de desenvolvimento do entendimento atingindo certo nível de maturidade, a capacidade de entender avança muito em direção ao período intenso em que a capacidade e a habilidade para estudos acadêmicos formais relacionados ao Entendimento são as mais proveitosas. O pré-adolescente começa a possuir condições intelectuais para elaborar conceitos éticos como verdade, liberdade, justiça e outros, e “domina, progressivamente, a capacidade de abstrair e generalizar, cria teorias sobre o mundo, principalmente sobre aspectos que gostaria de reformular” (Bock et al (1993, p.89)).

Neste nível ensinamos ao aluno a habilidade do raciocínio – a questionar de forma crítica, analisar, avaliar e discernir causas, motivos, propósitos, objetivos e efeitos – para investigar as teorias. O entendimento é partilhado por meio de treinamentos, correções e instrução. Desenvolvemos um vocabulário de relações, ordem e abstrações ou hipóteses. O objetivo é desenvolver a competência nas ferramentas da investigação ou pesquisa: análise, comparação e contraste.

Na Educação por Princípios aplicada ao Ensino Fundamental, consideramos o padrão tríplice da mente para o aprendizado: Reflexão, Criatividade e Aplicação. A Reflexão leva em conta que não existe aprendizado que não envolva pensamento. Assim, não entregamos ao aluno conclusões prontas; o alvo é expandir sua mente. O raciocínio, a inferência lógica, a conclusão e organização dos fatos na mente faz do aprendizado uma experiência alegre e desafiadora. A Criatividade expressa a renovação da mente a partir do que se investigou, refletiu e ponderou, e é sempre dirigida para produzir soluções. Finalmente, a Aplicação visa colocar em prática o que a mente aprendeu, fechando-se um ciclo e amadurecendo-se para outros ciclos de aprendizagem, e assim expandindo cada vez mais a capacidade de aprender.

Conhecida a estrutura de funcionamento da mente, aplicamos então o método de ensino da Educação por Princípios (metodologia): pesquisar, raciocinar, relacionar e registrar, cumprindo todos os conteúdos propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, sempre pautados na verdade dos princípios cristãos.

IDADE: DE 11 A 14 ANOS – NÍVEIS: FUNDAMENTAL II – 6º AO 9º ANO

Sistema de Ensino

Sistema Mackenzie

O Colégio Semeando adota o Sistema Mackenzie de Ensino, um material pedagógico baseado no currículo nacional, mas diferenciado por sua excelência acadêmica, ser alicerçado sobre valores e princípios cristãos, e elaborado por equipe pedagógica cristã.

Além de ser um material atraente, motivador e prazeroso para o estudo, o Sistema Mackenzie de Ensino faz o entrelaçamento das áreas do conhecimento com valores e princípios bíblicos, de forma que o aluno tenha uma visão integrada e multidisciplinar dos conteúdos, e associa os saberes teóricos aos saberes práticos e aos saberes éticos e morais.

Com este material, o aluno será sempre encorajado a cultivar as virtudes cristãs, como o respeito ao seu próprio corpo, o respeito ao próximo e o cuidado com a natureza, ao mesmo tempo que associa o raciocínio dedutivo do conhecimento transmitido pelo professor, envolvendo continuamente o educando na atividade de investigação e reflexão.

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