Metodologia

A boa semente dá bons frutos

 

O Colégio Semeando atua em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e atende aos Parâmetros Curriculares Nacionais, com a utilização da metodologia da Educação por Princípios Cristãos.

Educação por Princípios – Objetivos e Conceitos

sementePrincípio é definido semanticamente como “origem, causa primeira, aquilo do que algo procede”. No contexto de educação, refere-se a um padrão de pensamento, um referencial básico.

Está intimamente ligado ao conceito de semente. A semente contém “o todo da planta de forma embrionária”, que irá se manifestar posteriormente.

 

HISTÓRICO

Verna M. Hall e Rosalie Slater pesquisaram a história cristã americana desde 1940, buscando na fonte através de sermões, documentos públicos da época dos fundadores e as cartas das mulheres colonizadoras. Descobriram a providência de Deus na história americana e os 150 anos de educação em princípios bíblicos de governo. A partir desse trabalho, trouxeram à luz o método bíblico histórico de raciocínio e anotações, que foi fundamental na educação colonial na época da Constituição. Foi fundado então o ministério da F.A.C.E. – Fundação para a Educação Cristã Americana.

Vários outros ministérios surgiram a partir deste, explorando os conceitos e aperfeiçoando a prática do que foi chamado de Educação por Princípios (Principle Approach Education).

 

O QUE É EDUCAÇÃO POR PRINCÍPIOS?

Educação por Princípio é uma abordagem educacional cristã que desenvolve o raciocínio a partir de fundamentos bíblicos identificados em cada assunto do currículo escolar.

A Educação por Princípios tem como abordagem educacional demonstrar resultados no aprimoramento acadêmico e no caráter do aluno (AECEP, 2015).

Entendemos educação em seu sentido amplo como o processo de transmitir à próxima geração conhecimento e valores que a capacitem a uma participação construtiva na sociedade. Educar uma criança é trabalhar em um projeto de vida, o que compete primordialmente aos pais, como responsáveis diretos pelos resultados.

A Educação por Princípios baseia-se na aplicação de quatro passos: Pesquisar, Raciocinar, Relacionar e Registrar, para promover o raciocínio com padrões cristãos e a expansão do entendimento”.

O sistema educacional baseado na Educação por Princípios integraliza filosofia (o por quê), currículo (o quê) e metodologia (o como) cristãs:

 

Filosofia

Centrada na moral cristã, tendo a Cristo como fundamento e modelo. Aponta para quem ou o que está governando ou direcionando a situação, ensinando a pensar do interno para o externo.

Opõe-se à visão humanista, relativista, que distorce o sentido do conhecimento ao fundamentá-lo no homem, sem compromisso moral.

 

Currículo

Define um contexto de aprendizagem consistente, integrando as matérias sob a perspectiva da soberania de Deus e Seu propósito na Criação.

É comunicado como uma experiência viva do professor para o aluno, através de seu exemplo e domínio da matéria. Opõe-se à apresentação fragmentada e meramente informativa das matérias, que não promove no aluno uma visão integrada e responsável.

 

Metodologia

Educação por Princípios é o método de pesquisa investigativo, que faz das verdades bíblicas a base do conhecimento de cada conteúdo curricular. Nele enfocamos sete princípios bíblicos que norteiam o processo educacional, tendo em vista os objetivos que cada um deles proporciona na formação humana. Abaixo seguem os sete princípios e seus objetivos:

1. Princípio do Autogoverno – O governo de si próprio é um diferencial que nos distingue dos animais que apenas seguem instintos. O desenvolvimento desta habilidade gera em nós o domínio próprio, capacidade dada singularmente ao ser humano, que foi criado à imagem e semelhança de Deus para governar a terra e O representar.

2. Princípio da Aliança – enfoca o valor da união e tem por objetivo fortalecer os vínculos dos relacionamentos, baseados no amor;

3. Princípio da Individualidade – valoriza a singularidade de cada ser humano com o objetivo de que cada um se perceba como um ser único;

4. Princípio da Semeadura e Colheita – trata-se de permitir que se “colham os frutos” de cada atitude semeada, sendo elas positivas ou negativas, promovendo a consciência e responsabilidade por cada escolha que se faz;

5. Princípio do Caráter – caráter é a marca que identifica a personalidade de cada indivíduo.

Uma marca é feita pela pressão de um material com saliências sobre outro que recebe os sinais de sua saliência.

A vida nos oferece constantes situações de pressões que servem-nos de oportunidades para superarmos os nossos próprios limites enquanto seres humanos;

6. Princípio da Mordomia – a palavra mordomia está relacionada ao ato de cuidar de algo que a nós foi confiado, neste sentido utilizamos deste princípio para gerar zelo, responsabilidade e organização quanto aos pertences utilizados em nosso dia a dia;

7. Princípio da Soberania – trata-se do reconhecimento da supremacia de Deus sobre todas as coisas. Tem por objetivo desenvolver no aluno o amor e a reverência à Deus, na pessoa de Jesus Cristo.

 

A Educação por Princípios tem por base os princípios bíblicos e isto não a vincula a nenhuma religião, mas sim com a pessoa de Jesus Cristo e Sua Palavra.

Cremos que a Bíblia é a Palavra de Deus, da qual emanam princípios que iluminam todas as áreas do conhecimento e da vida, sendo estes princípios capazes de SER e FAZER a diferença!