O Colégio Semeando atende alunos do Berçário, Educação Infantil e Ensino Fundamental (até o 5º ano) e atua em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional.

Do Berçário ao 5º ano, o Colégio Semeando faz a abordagem cristã integral do aluno, tendo em vista a semeadura dos princípios cristãos em meio ao ensino acadêmico de excelência.

 

ber3BERÇÁRIO

Idade: de 4 meses a 1 ano e 11 meses

É no transcorrer do 1º ano de vida que ocorre o desenvolvimento de 50% do cérebro. À medida que o bebê se desenvolve, são criadas conexões entre os neurônios que funcionam como “pontes” (sinapses) pelas quais o aprendizado vai se realizando e permanecendo na memória. Os estímulos adequados, após o nascimento do bebê, são fundamentais para a formação destas sinapses.

No Colégio Semeando, entendemos que o cuidar e o educar são indissociáveis, por isso nosso Berçário é um espaço aconchegante, seguro e destinado a proporcionar estas experiências significativas para os bebês. Profissionais capacitadas promovem o estímulo e experiências educativas através de histórias, músicas, brinquedos pedagógicos e brincadeiras, que desde cedo tornam os bebês protagonistas de sua aprendizagem.

Nossas profissionais também são capacitadas em Cuidados do Lactente e Crescimento e Desenvolvimento Infantil através de parceria com Enfermeira especializada na área de Desenvolvimento Infantil, que leva em consideração as necessidades essenciais da infância (Brazelton & Greenspan), bem como a individualização dos cuidados de cada bebê. Realizamos a avaliação individual do desenvolvimento de forma a identificar e atuar precocemente em eventuais problemas apresentados pelo bebê, sempre em linha com a parceria escola-família da metodologia da Educação por Princípios, de forma a auxiliar para que o bebê tenha um crescimento e desenvolvimento saudável desde os primeiros meses de vida.

Em linha com a parceria escola-família da metodologia da Educação por Princípios, trabalhamos com sistema de adaptação para o bebê, proporcionando total conforto e segurança neste processo.

 

infEDUCAÇÃO INFANTIL

Idade: de 2 a 5 anos

Níveis: Minimaternal, Maternal, Pré I e Pré II

A Educação Infantil é a primeira fase da educação básica. Até os 6 anos, 90% do cérebro estará desenvolvido. Quanto mais circuitos forem formados, mais ganhos a criança terá em relação ao aprendizado. Nesta fase se inicia o desenvolvimento da identidade, de uma positiva autoestima, e o início da formação da personalidade. Esta fase é período oportuno para o desenvolvimento espiritual, emocional, social, físico e cultural que a ajudará a criança a construir mais do que um cérebro, pois é solo propício para o início da semeadura dos princípios que vão sustentar as opções e decisões ao longo da vida.

Nesta fase, focamos o desenvolvimento físico e a interação que possibilite a ampliação dos conhecimentos da realidade social e cultural dos alunos, considerando conjuntamente o cuidar e o educar, e a importância do brincar e da ludicidade. Na Educação Infantil, é feita a sistematização de conhecimentos fundamentais, a pré-alfabetização e alfabetização. Oferecemos também os cursos de Inglês, Artes e Movimento e Música dentro da grade curricular.

 

fundENSINO FUNDAMENTAL

Idade: de 6 a 10 anos

Níveis: Fundamental I – 1º ao 5º ano

Aproximadamente aos 6 anos de idade já encontra-se pronto 90% do desenvolvimento físico do cérebro. Sendo assim, a partir do 1º ano do Ensino Fundamental a criança já está preparada para receber uma quantidade maior de informações. As brincadeiras cedem lugar ao trabalho (tarefas escolares) e à leitura. Esta fase também abriga os primeiros momentos que ficam com detalhes na memória da criança, por isso a importância de reforçar bons hábitos como alimentação saudável, higiene, hora de estudos, leitura. Nesta fase também é a construção do autoconceito, onde a escola torna-se um elemento fundamental no processo de construção de sua identidade.

Na Educação por Princípios aplicada ao Ensino Fundamental, consideramos o padrão tríplice da mente para o aprendizado: Reflexão, Criatividade e Aplicação. A Reflexão leva em conta que não existe aprendizado que não envolva pensamento. Assim, não entregamos ao aluno conclusões prontas; o alvo é expandir sua mente. O raciocínio, a inferência lógica, a conclusão e organização dos fatos na mente faz do aprendizado uma experiência alegre e desafiadora. A Criatividade expressa a renovação da mente a partir do que se investigou, refletiu e ponderou, e é sempre dirigida para produzir soluções. Finalmente, a Aplicação visa colocar em prática o que a mente aprendeu, fechando-se um ciclo e amadurecendo-se para outros ciclos de aprendizagem, e assim expandindo cada vez mais a capacidade de aprender.

Conhecida a estrutura de funcionamento da mente, aplicamos então o método de ensino da Educação por Princípios (metodologia): pesquisar, raciocinar, relacionar e registrar, cumprindo todos os conteúdos propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, sempre pautados na verdade dos princípios cristãos.

Oferecemos também os cursos de Inglês, Artes e Movimento e Música dentro da grade curricular.